5º Encontro APCM | Programa

5ª Encontro da APCM “Conservação e Restauro”

29 de junho de 2018

Organização: Casa Museu Fernando Namora /Associação Portuguesa das Casas-Museu e Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova

Local : Auditório do Museu PO.RO.S

Pode descarregar o programa aqui: APCM_encontro18_programa.pdf

PROGRAMA:

[9.30] Receção

[10.00] Sessão de abertura

Vice-Presidente da Câmara Municipal de Condeixa- a Nova e Vereadora da Cultura, Doutora Liliana Marques Pimentel;

Presidente da Associação Portuguesa das Casas-Museu, Dr. António Canavarro;

Representante da Casa Museu Fernando Namora, Doutor António Pedro Pita.

1ª Sessão

Moderadora: Dra. Luísa Garcia Fernandes (Casa-Museu Abel Salazar)

[10.30] Dr.ª Raquel Elvas (Técnica Superior de Conservação e Restauro da Câmara Municipal de Ovar)

Tema: “Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense. Normas e procedimentos de Conservação Preventiva”

[11.00] Dr.ª Sílvia Rocha (Representante da “Porto Restauro”)

Tema: “A importância dos métodos de exame e análise na conservação e restauro de Pintura de Cavalete – a papel do mecenato”

[11.30] Coffee Break

Moderador: Dr. Ivo Pimentel (Casa Museu Bissaya Barreto - Coimbra)

[12.00] Dra. Patrícia Romão (Instituto Politécnico de Tomar)

Tema: “Preservação de coleções de fotografia: O espólio fotográfico de António da Silva Magalhães - da salvaguarda à constituição de um arquivo fotográfico municipal”

[12.20] Dr. António Ventura (Instituto Politécnico de Tomar)

Tema: Um Projeto de recuperação: O Arquivo Fotográfico: “António da Silva Magalhães de Thomar”

[12.40] Declaração de intenções com vista à assinatura de Protocolo do Instituto Politécnico de Tomar com a Associação Portuguesa de Casas  Museu

[13.00] Almoço Livre

2ª Sessão

Moderador: Dr. Manuel de Sampayo Pimentel Azevedo Graça (Câmara Municipal do Porto)

[15.00] Dra. Manuela Pinto da Costa (Museóloga conservadora de tecidos e de têxteis)

Tema: “Critérios e Práticas de Conservação Preventiva de Tecidos e de Têxteis”

[15:30] Dr. Pedro Sales (Museu Monográfico de Conímbriga)

Tema: “Conimbriga na vanguarda da Conservação e Restauro”

[16.00] Debate

[17.00] Visita Guiada à Casa Museu Fernando Namora (disponibilização de autocarro da CM)

“Escarpiada de Honra” e Momento Cultural dinamizado pelas Oficinas de Poesia da Casa Museu Fernando Namora

Assinatura da ata de adesão à APCM da Casa Museu Elysio de Moura.

[18.00] Encerramento