Parceiros e Bibliotecas

rbcondeixa_grande_156x65_transp.pngA Rede de Bibliotecas de Condeixa (RBC) define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as Bibliotecas e Unidades Documentais do concelho de Condeixa, visando o fomento de uma política coordenada de aquisições, a compatibilização e a troca de informação bibliográfica e a dinamização do empréstimo interbibliotecas, assente na observância de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados e na disponibilização de uma plataforma tecnológica comum.

 

Instituições parceiras e respetivas bibliotecas

Instituição Bibliotecas
Câmara Municipal de Condeixa

Biblioteca Municipal Eng.º Jorge Bento

Casa Museu Fernando Namora

Agrupamento Escolas de Condeixa

Escola ES Fernando Namora

Escola EB nº 1

Escola EB nº 3

Escola EB nº 3

 

logo_cmcondeixa_med_300x198_transp.png   
aecondeixa_logo_472x233_trasnp.png

 

 

Bibliotecas por tipologia

Número de bibliotecas na rede

Tipologia Total
Municipais (Leitura pública / Museus)  2
Escolares (Ensino não superior)  4
Total geral 6

 


Bibliotecas da Rede

Biblioteca Municipal de Condeixa

Biblioteca Municipal de Condeixa

A Biblioteca Municipal de Condeixa encontra-se instalada num edifício novo, apetrechado com as adequadas tecnologias de informação.

O seu espólio é, de momento, constituído por cerca de 26 000 documentos (monografias, cd’s, dvd’s e periódicos) podendo os mesmos ser consultados localmente ou através da Base de Dados Documental da Biblioteca Municipal.

O mesmo poderá ser utilizado presencialmente ou através de empréstimo domiciliário.

A Biblioteca Municipal de Condeixa para além de promover a difusão da informação, desempenha um papel de complementaridade na política cultural do concelho, pretendendo ser a porta de acesso local ao conhecimento.

Para tal, procura facultar uma programação cultural transversal (espetáculos, ateliers, conferências, exposições, encontros literários, sessões de contos, etc) de modo a acolher todos os tipos de público e todas as faixas etárias, tendo em conta os seus interesses.

 

Casa Museu Fernando Namora

Casa Museu Fernando Namora

Fernando Gonçalves Namora (1919-1989) nasceu em Condeixa a 15 de Abril. Foi aqui que viveu até aos dez anos de idade, onde descobriu o gosto pelo desenho e pintura e pela escrita.

A Casa-Museu Fernando Namora foi oficialmente aberta ao público no dia 30 de Junho de 1990.

Os pontos de maior interesse deste espaço museológico são constituídos pelo acervo documental de Fernando Namora transferido do escritório da sua residência em de Lisboa. Este fundo bibliográfico e documental é revelador das relações de cumplicidade com muitos outros autores, e muito contribui para explicar, nas suas diversas vertentes, o Homem que é Namora.

Deve destacar-se, ainda, a coleção de manuscritos, apontamentos originais, provas tipográficas, livros publicados e anotados, isto é, um conjunto de artefactos que dão corpo à oficina do escritor.

De inestimável valor é, também, o núcleo de pintura de sua própria autoria, «outra sua vocação exigente e criadora», e, ainda o núcleo de pintura e escultura com trabalhos de diversos autores nacionais e estrangeiros.

 

Biblioteca da Escola Básica nº 1

Escola Básica nº 1

A BE da Escola Básica nº 1 de Condeixa-a-Nova, com uma área nuclear de 95 m2, localiza-se junto à Escola Básica nº 2 de Condeixa-a-Nova e à Biblioteca Municipal de Condeixa.

A BE deste estabelecimento de ensino tem uma excelente acessibilidade e “nasceu” numa sala de aula desativada, fruto de um sonho dos docentes dessa escola e do trabalho conjunto entre os mesmos, a direção do agrupamento, as professoras bibliotecárias, a Câmara Municipal de Condeixa e o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), liderado na época pela Drª Maria Teresa Calçada e que tão sensível se mostrou ao desejo que lhe foi expresso.

Assim, os alunos da Educação pré-escolar e do 1º ciclo, passaram a usufruir, na sua escola, desta BE que surgiu no ano de 2010, já integrada na RBE.

 

Biblioteca da Escola Básica nº 2

Escola Básica nº 2

A BE da Escola Básica nº 2 existe desde a génese deste estabelecimento de ensino, que se localiza junto à Biblioteca Municipal e ao Palácio Sotto Mayor e serve os alunos que frequentam o 2º e 3º ciclos, até ao 8º ano. A funcionar, então, com poucos recursos e parcamente equipada, a BE passou a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares em 2007, momento a partir do qual evoluiu e se modernizou em todos os seus domínios.

Esta BE tem uma área total de 140 m2, dividida em várias áreas organizacionais, de acordo com as orientações técnicas homologadas. Apesar de se localizar no 2º piso do Bloco B, goza de boa acessibilidade que é assegurada por um elevador.

 

Biblioteca da Escola Básica nº 3

Escola Básica nº 3

A Escola Básica nº 3 usufrui, desde a sua criação em 2009, dos serviços da sua Biblioteca Escolar, que surgiu já integrada na RBE. O apetrechamento desta biblioteca foi gradual e, embora ainda necessite de um maior fundo documental, oferece boas condições de acompanhamento e apoio aos utilizadores e possui equipamentos e recursos de informação cada vez mais adequados aos utilizadores que abrange, diretamente, ou seja, os alunos que frequentam a Escola Básica nº 3, desde a Educação Pré-escolar ao 4º ano.

Esta BE tem uma área total de 98 m2 e localiza-se no 2º piso do Bloco A, sendo a sua acessibilidade assegurada por um elevador.

 

Biblioteca da Escola Secundária Fernando Namora

Escola Secundária Fernando Namora

A BE da Escola Secundária Fernando Namora, escola sede do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova, que se localiza junto à piscina municipal e ao posto da GNR de Condeixa, serve, diretamente, os alunos do 9º ao 12º ano que frequentam este estabelecimento de ensino.

Com uma área nuclear de 161 m2, bem equipada e com um espólio documental algo vasto, esta BE existe desde a génese da escola citada, tendo passado a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em 2005, momento a partir do qual se modernizou em todos os seus domínios.

Todas as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova foram construídas e planeadas de acordo com as orientações técnicas mais recentes, oferecem condições organizacionais de acesso e de acompanhamento e apoio aos utilizadores e possuem equipamentos e recursos de informação cada vez mais adequados aos seus utilizadores.

Com um serviço dinâmico da organização pedagógica, vocacionado para atividades culturais, recreativas e de informação, dinamizam atividades livres, extracurriculares e de enriquecimento curricular, permitindo a melhoria das aprendizagens dos alunos ao nível da leitura e das literacias. As suas coleções estão informatizadas e disponíveis aos utilizadores, que as podem consultar presencialmente ou através do Catálogo Coletivo.

Quem somos?

Somos a Rede de Bibliotecas do concelho Condeixa, um concelho do distrito Coimbra, Portugal. Esta rede é constituída por um conjunto de instituições com bibliotecas: escolas, biblioteca municipal e outras instituições do concelho.

Aqui encontra um conjunto de recursos disponibilizado pelas nossas bibliotecas, bem como notícias de atividades. Pode ainda pesquisar no catálogo concelhio de forma a saber onde encontrar o documento que pretenda consultar.

 

© Rede de Bibliotecas de Condeixa

Pesquisa