Projetos e medidas
Atendimento
É um serviço de primeira linha, fundamental no processo de intervenção social, prevendo o apoio a indivíduos e/ou famílias ao nível da prevenção e/ou reparação de problemas resultantes de situações de carência, desigualdade, vulnerabilidade social e/ ou exclusão.
Implica ouvir e analisar a situação-problema no qual está inserido o pedido ou a necessidade apresentada, delimitando-se o(s) problema(s) prioritário(s), avaliando-se e definindo-se a estratégia para mudar/minimizar essa situação.
Envolve, também, proceder ao levantamento de situações de limite social, monitorizando-se a necessidade e o tipo de intervenção, recorrendo-se frequentemente ao regime de parceria em situações de encaminhamento e na definição de respostas e/ou de estratégias de intervenção.
Os munícipes atendidos pelo SASS e cuja situação implica acompanhamento ou intervenção mais estruturada, são alvo de abertura de processo de ação social, sendo as restantes situações alvo de registo simples.
As visitas domiciliárias e a articulação entre serviços completam o processo de diagnóstico e a construção dos projetos de vida inerentes ao serviço de atendimento social.
- Orientar, aconselhar e encaminhar os munícipes que procuram o serviço.
- Procurar responder atempadamente, através da resolução e/ou encaminhamento da situação problema, mediante um processo de trabalho que integra os recursos locais/outros, procurando desenvolver estratégias tendentes à resolução/minimização do problema, com os diretamente envolvidos, capacitando-os para uma mudança positiva e redefinição de projeto de vida quando aplicável.
- Promover direitos de cidadania ativa.
- Potenciar o empowerment, através da capacitação dos munícipes.
- Estabelecer parcerias no âmbito da situação identificada.