Nos dias 2 e 3 de março de 2018, Condeixa acolheu o II Seminário da Rede de Bibliotecas de Condeixa “Veni, Legi, Vici: já os romanos o sabiam – Leitura(s) com Memóri@(s)”, uma ação de formação acreditada, resultado de uma parceria entre a Câmara Municipal de Condeixa, o Agrupamento de Escolas de Condeixa, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Centro de Formação Nova Agora.
Tendo como pano de fundo o mais recente complexo museológico de Condeixa - Museu PO.RO.S, mas também o lindíssimo edifício da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento e a icónica Escola Básica 2/3 de Condeixa-a-Nova, este Seminário envolveu cerca de 90 participantes, na sua maioria professores e professores-bibliotecários, provenientes de todo o país.
Durante dois dias, investigadores e especialistas de relevo científico e pedagógico em áreas tão diversas como leitura, narrativa literária, multiliteracias, educação/formação, memória histórica e cidadania, conduziram os formandos numa reflexão acerca dos grandes desafios gerados pelo imediatismo das sociedades em rede e das novas formas de comunicação.
Deste encontro há ainda a salientar o momento cultural de sexta-feira à noite, dedicado a Fernando Namora, protagonizado pelo Dr. José Manuel Mendes - diretor da Associação Portuguesa de Escritores e amigo íntimo do escritor - que, de forma intimista, enalteceu o percurso de vida e o legado deixado pelo ilustre condeixense, mas também pelas Oficinas de Poesia (de Condeixa), que brindaram o público com a declamação de poemas da obra literária “Markting”, e por Paulo Condessa - escritor, poeta, performer, professor - que (re)interpretou, de forma extremamente sensível e sensorial, a poesia de “Mar de Sargaços”.
No dia seguinte, após a realização de ateliers que versaram diversas temáticas, o grupo voltou ao Museu PO.RO.S para recordar a herança do povo romano, através da visita à exposição interativa deste espaço e às oficinas de Cerâmica, de Mosaicos e de Brinquedos Romanos.
E porque a extrema riqueza patrimonial de Condeixa não se deve apenas aos romanos, o “Património Quinhentista” do concelho foi muito bem apresentado pelo Dr. Miguel Pessoa, a partir de uma exposição de 18 painéis que dão a conhecer interessantes monumentos desta época. Foi possível também visitar a exposição “Nave de Pedra”, um roteiro visual proposto pela Dr.ª Isabel Freitas a partir de imagens e palavras deixadas por Fernando Namora, abrindo caminho para o acesso à obra e ao imaginário do artista.
Esta ação terminou com a calorosa e talentosa atuação da Orquestra do Agrupamento de Escolas de Condeixa, conduzida de forma exímia pelo Professor Mário Alves, ovacionada pelo público.
Veja todas as fotos do seminário carregando nos links abaixo:
Álbum do 1º dia: https://goo.gl/4H6jZH
Álbum do 2º dia: https://goo.gl/2Z1mt5