Património literário de Leiria motiva organização de um roteiro cultural à cidade

Foi no passado 30 de outubro de 2018 que cerca de 20 pessoas, a maioria condeixenses e participantes do projeto Lérias, Letras & Companhia, da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, se deslocaram à cidade de Leiria para conhecer detalhadamente a vida e obra de Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo, ilustres escritores que influenciaram o panorama literário da sua época.

O grupo foi recebido pela bibliotecária Dr.ª Ângela Pereira, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, que apresentou, apaixonadamente, a sala onde se encontra reunido todo o espólio do autor e que retrata de forma fiel o escritório da sua residência em Lisboa: livros publicados; cartas e outros documentos pessoais; a imponente secretária que serviu de base aos seus mais íntimos escritos;a biblioteca de referência do autor; fotografias…

Durante a visita foi ainda possível estabelecer uma relação de Afonso Lopes Vieira com o condeixense Dr. João Antunes – o Padre-Boi – e perceber que ambos terão estudado Direito, na Universidade de Coimbra, e estendidos os seus laços de amizade para além da academia.

Da parte da tarde o roteiro prosseguiu ao ar livre e nem a chuva impediu a passagem pelos locais mais emblemáticos e representativos do percurso pessoal e literário de Rodrigues Lobo, poeta do século XVI proveniente de uma família de cristãos-novos: a rua onde viveu o escritor; a estátua de Pedro Anjos Teixeira “O pastor peregrino”, alusiva ao autor; a praça Rodrigues Lobo; a Igreja da Misericórdia e a Casa dos Pintores, antiga casa judaica reconvertida em museu.

Para quem se interessa por este tipo de iniciativas de índole cultural e literária, o projeto Lérias, Letras & Companhia decorre na 1.ª e 3.ª terça-feira de cada mês, às 14h30, na Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento. A entrada é livre.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_RoteiroLeiria_P_20181030_102918.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_RoteiroLeiria_P_20181030_141223.jpg