Proposta da Biblioteca Municipal para um natal ecológico

A Biblioteca Municipal promoveu, a 12 de dezembro, o seu primeiro atelier online, alusivo à criação de postais natalícios em Kirigami.

Depois das múltiplas abordagens realizadas em anteriores quadras natalícias, a Biblioteca Municipal Engº Jorge Bento decidiu recorrer, este ano, à arte de cortar papel dobrado para a criação caseira de pequenos cartões criativos e interactivos, que permitem o envio dos votos natalícios a todos, sem exceção, numa altura em que as distâncias têm obrigatoriamente de ser mantidas.

Uma das artes japonesas responsáveis pela construção em pop-up, que articula e junta as técnicas de dobragem com a de recorte, o Kirigami trata-se de uma arte barata, que utiliza poucas ferramentas – papel, tesoura, régua e lápis -, e que, sendo fácil de reproduzir, se mostra acessível desde tenra idade, com o domínio do uso da tesoura.

Realizada, pela primeira vez, em formato digital via Zoom, a iniciativa foi conduzida por Marco Taylor – autor e professor de Educação Visual e Tecnológica - ao longo de cerca de duas horas, onde, a partir de cortes, dobras e encaixes explicou às diversas famílias participantes como transformar uma simples folha de papel em figuras originais 3D, que parecem saltar do papel, como num passe de mágica.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_AtelierNatal20_Duarte2.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_AtelierNatal20_Ana_Lus_e_Gabriel.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_AtelierNatal20_Paula_Afonso_e_Rodrigo2.jpg