Concurso Nacional de Leitura 2020-2021

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_CNL21_bannerCNL.pngO Concurso Nacional de Leitura está em marcha no Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova.

A 14.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 7 de outubro de 2020, data oficial de abertura, e o dia 6 de junho de 2021, dia da grande final, em Oeiras.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas: Fase Escolar/Concelhia, Fase Intermunicipal e Fase Nacional.

A fase Escolar/Concelhia, agora em curso, é da responsabilidade das bibliotecas escolares, englobando as provas escritas nas escolas e posteriormente as provas de leitura expressiva e de argumentação oral, na Biblioteca Municipal, sendo um júri nomeado para o efeito. O júri é constituído por um elemento da escola, um elemento da Biblioteca Municipal e outro da comunidade local, a quem cabe apurar os 12 vencedores: 3 alunos em cada nível de ensino.

A participação no Concurso está aberta a todos os alunos do 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e do Ensino Secundário do Agrupamento. As inscrições estão abertas junto dos/das professores/professoras de Português ou nas bibliotecas escolares.

As leituras selecionadas para esta primeira etapa são:

1º CEB - "O Príncipe do Rio", de Manuel Alegre (il. Danuta Wojciechowska),

2º CEB - "Uma Estrela", de Manuel Alegre (il. Cristina Valadas).

3º CEB - "O Conto da Ilha Desconhecida", de José Saramago.

Ensino Secundário - "As Pequenas Memórias", de José Saramago.

Boas leituras!

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_CNL21_Design_sem_nome.png