Duas alunas de Condeixa apuradas para a Final do Concurso Nacional de Leitura

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) - em parceria com Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP), Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE) e com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento - a iniciativa e o desenvolvimento do Concurso Nacional de Leitura, ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar / Municipal  – Engloba as provas nas escolas/agrupamentos e nos municípios.

O 1.º momento é da responsabilidade das escolas/agrupamentos. O 2.º momento traduz-se pela realização de provas organizadas pelas Bibliotecas Municipais, dirigidas aos alunos vencedores do momento anterior.

Fase Intermunicipal  – Esta fase congrega os vencedores selecionados em cada um dos municípios para a realização de provas nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas.

Fase Nacional  – conta com a participação dos vencedores apurados nas Comunidades Intermunicipais ou Áreas Metropolitanas e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional.

Este ano, Condeixa-a-Nova contou com a participação de três alunos apurados para as provas de palco da final intermunicipal: Mariana Costa, do 4º ano da EB1 de Anobra, Joaquim Alves, do 7º ano, e Beatriz Diogo, do 11º ano - ensino secundário

As alunas Beatriz e Mariana, no dia 21 de abril, ficaram apuradas para a Final Nacional, que terá lugar em maio, com a parceria e apoio do Município de Oeiras. Após a realização da prova escrita, entre representantes de 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da região de Coimbra, e das provas de palco (leitura expressiva e argumentação), as nossas alunas tiveram um merecido reconhecimento por parte do júri e venceram.

Parabéns a todos os alunos e alunas que representaram, em algum momento, as suas Escolas e os seus Municípios ao longo desta 14ª edição, bem como aos professores que se envolveram neste processo de estímulo à leitura. Bem-hajam!

Boa sorte os vencedores que prosseguem nesta caminhada da leitura como finalistas a nível nacional.

Força Mariana! Força Beatriz!

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_CNL21_C1.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_CNL21_C2.jpg