Orçamento Participativo nas Escolas

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_OrcamentoParticipativoEscola_IMG_20210521_102232.jpgEstá a decorrer, entre os dias 12 e 25 maio, a campanha eleitoral para o Orçamento Participativo das Escolas. Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos da participação da comunidade. Para as escolas está prevista uma ação específica de envolvimento cidadão, no sentido de melhorar as condições de funcionamento internas. Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola. Este ano, cada escola fixou os seus próprios prazos para entrega de propostas, bem como a data de votação das mesmas, e os moldes em que decorrerá o processo. Os vencedores têm de ser conhecidos ao final do ano letivo e as propostas têm de estar executadas até ao final do ano de 2021. [v. https://opescolas.pt/].

A Comissão Organizadora desta iniciativa no Agrupamento de Condeixa-a-Nova é constituída pela Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento, Isabel Mesquita, e as professoras bibliotecárias, que tiveram a seu cargo a organização da iniciativa.

Nas escolas Básica nº2 (EB2) e na Escola Secundária Fernando Namora (ESFN), e de acordo com o regulamento, foram preparadas diversas propostas, com o apoio dos professores da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Assim, na EB2, das 13 propostas apresentadas por diversos grupos de alunos, foram aceites pela Comissão Organizadora 8 propostas para votação, considerando a sua exequibilidade. São elas:

-Escola para Todos

-Máquina Dispensadora de Água

-Máquinas de Basquetebol

-Bebedouros Gentis

-Horta Pedagógica

-Casas de Banho 2.0

-Ecopontos na Minha Escola

-Monumento Escolar

 

Na ESFN foi apenas apresentada e aceite uma proposta:

-Rádio Escola

 

Durante a campanha as propostas foram apresentadas à comunidade escolar e divulgadas junto dos pares, em locais destacados.

No próximo dia 27 de maio, irá decorrer, em ambas as escolas, a votação para escolha das propostas vencedoras.

 

Pesquisa