Espantalhos premiados em exposição no Jardim da Biblioteca Municipal

Há uma noiva “plantada” nos jardins da Biblioteca Municipal. Tem cabelos loiros, vestido comprido branco e flores de muitas cores. À volta, muitos figurantes. Estão por todo o lado! Quiçá os convidados da boda?! Mas, atenção! O bizarro da situação são mesmo as vestes que trajam, e uma bruxa que passa de raspão!!

Mas quem por lá passa, descobre que afinal falamos do cenário montado para o 5º Concurso de Espantalhos da Biblioteca Municipal.

De forma a assinalar a chegada da primavera e das inúmeras espécies voadoras que pontuam o céu durante a estação, é já hábito frequente o desafio lançado pela instituição municipal a pessoas singulares, instituições escolares e outras, na tentativa de recuperar a arte antiga de construção destes bonecos funcionais através de uma competição saudável.

Faça chuva ou faça sol, permanecerão ali, imóveis, de vigia aos espaços exteriores até 13 de junho. O objetivo é quase sempre o mesmo: espantar as aves, simulando a presença do ser humano. E nesse ponto, há muito que roupas velhas e chapéu, trapos e palha deixaram de ser o principal elemento na construção de espantalhos. Na verdade, e num total de 24 figuras a concurso, é demais evidente a criativa utilização de materiais recicláveis que, em associação às formas mais ou menos rudes das figuras inanimadas, resultam em verdadeiras obras de arte.

Nesta que é já a 5ª edição do concurso, a preferência recaiu em dois formatos completamente distintos, mas sobretudo deveras originais na reinvenção funcional do reutilizável e/ou reciclável.

Os nossos parabéns ao coletivo de turmas da Escola Básica Nº 3 de Condeixa-a-Nova - Centro Educativo, nomeadamente ao 1.ºA, 1.ºB, 2.ºA, 2.ºB, 3.ºA, 3.º/4.ªD, 4.ºC (categoria escolas) e à APPACDM de Condeixa-a-Nova (categoria geral) pelos modelos únicos… e vencedores!

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_5concursoEspantalhos_P_20210531_125605.jpg

Espantalho vencedor na categoria Escolas.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_5concursoEspantalhos_P_20210531_124143.jpg

Espantalho vencedor na categoria Geral.