Cerimónia de entrega de prémios do Agrupamento de Escolas de Condeixa e apresentação pública do projeto internacional “Viajar com Livros”

 Com o nobre propósito de homenagear os alunos que se distinguiram nas mais diversas áreas do conhecimento e de dar a conhecer um projeto sólido e inovador de promoção de leitura, com raízes em dois continentes, a 22 de junho, o claustro exterior da EB2/3 de Condeixa-a-Nova foi palco de uma bonita cerimónia, abrilhantada pela presença e pelo contributo do Sr. Presidente e da Sra. Vice-Presidente da autarquia, Dr. Nuno Moita da Costa e Dra. Liliana Marques Pimentel; do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Avelino Santos; da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Dr.ª Helena Duque e da Mentora e Coordenadora do projeto internacional de promoção de leitura “Viajar com Livros”, Dr.ª Sofia Gonçalves.

A apresentação esteve a cargo de dois jovens alunos do ensino básico – Cassiano Silva e Anaís Duro - que, com solenidade e algum humor, foram introduzindo os vencedores dos concursos de escrita criativa “Contos Mínimos, Terror ao Máximo”, de escrita argumentativa “Read & Stand Up: levanta-te por uma causa”, de oratória, de poesia, de estatística, de literacia financeira “European Money Quizz”, de literacia de informação “Oeiras Internet Challenge” e do Concurso Nacional de Leitura.

Foram ainda reconhecidos os melhores leitores de 2019/20, bem como as jovens que participaram na edição 2019/21 do programa Parlamento Jovem.

A sessão prosseguiu com o discurso entusiasta e emotivo da Dr.ª Sofia Gonçalves, docente da Escola Superior de Educação de Coimbra e da Universidade de Cabo Verde, responsável pela criação e implementação de “Viajar com Livros”, uma iniciativa que, desde 2019 e sem financiamento, tem permitido a criação de bibliotecas escolares em Cabo Verde e promovido a importância do livro e da leitura.

Com o apoio incondicional de um grupo estratégico de parceiros, que se associaram logo de início ou ao longo do projeto, como a Mota-Engil, o Ministério da Educação de Cabo Verde, a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, o projeto KINDER (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra), a Fundação Manuel António da Mota, a UNESCO, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde e de Portugal, a Rede de Bibliotecas Municipais, a Rede de Bibliotecas Escolares, o Município de Condeixa-a-Nova, a Rede de Bibliotecas de Condeixa, o Colégio Bom-Jesus (Cernache), e escolas portuguesas e cabo verdianas, tem sido possível apostar no desenvolvimento integral de tantas crianças através das imensas possibilidades que advém da leitura.

A IV edição do projeto, por força da pandemia, impôs uma reinvenção e permitiu a realização de várias sessões de leitura de histórias, em formato online, com uma rede de mais de 60 contadores, assentes no mote do projeto “Ler é ganhar asas para o mundo!”.

A sessão terminou com um momento musical protagonizado pelas talentosas alunas Diana Canais e Anaís Duro.

  b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_EntegaPremios21_06_2.jpg

 

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_EntegaPremios21_01_2.jpg 

 

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_EntegaPremios21_21.jpg

 

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_EntegaPremios21_08.jpg

 

Pesquisa