Concurso de oratória do projeto Read & Stand up

No dia 15 de junho, pelas 9h30, no espaço exterior da Escola Secundária Fernando Namora, as professoras bibliotecárias, Ana Amorim e Carla Fernandes, promoveram o 1º Concurso de Oratória do Agrupamento de Escolas de Condeixa-A-Nova, integrado no projeto “Read & Stand up: Levanta-te por uma causa!” subordinado à defesa oral de uma perspetiva sobre um tema relacionado com as temáticas estruturantes do projeto: Direitos Humanos e Alterações Climáticas.

Este concurso colocou vários desafios aos seus participantes como o facto de mostrar a sua performance no domínio da expressão oral e em particular do discurso argumentativo, encarar a oralidade como uma arte do uso da palavra para cativar os ouvintes e espicaçar o seu pensamento crítico e, no caso de muitos de entre eles, testar e ultrapassar a sua dificuldade de falar em público.

Aceitaram pôr-se à prova os alunos Diana Canais, Joana Almeida e José Castanheira do 9ºF, e Ana Santos, Diana Pocinho e Madalena Pedrosa do 10ºA perante uma plateia de 70 alunos e seis professoras. Também as alunas Anais Duro do 9ºF e Beatriz Pinheiro do 10ºA mostraram as suas competências comunicativas na apresentação das diversas fases do concurso.

Este, para além da intervenção de cada orador, contou, no seu início, com a participação ativa de todos os presentes que recorreram aos seus telemóveis para dar resposta ao Kahoot “A arte da oratória” realizado, para o efeito, pelas professoras Hortênsia Ramos e Piedade Ferreira. Aí ficaram entusiasmados com a atividade e verificaram-se reações muito positivas da sua parte ao testar os seus conhecimentos sobre esta matéria e ao receber a obtenção das suas classificações.  Após a audição de todos os oradores, foram convidados a utilizar a aplicação Mentimeter a fim de procederem ao voto do seu candidato preferido.

Assim, o aluno do 9ºF, José Castanheira, ficou em primeiro lugar com a votação de 47%, a segunda posição foi para a aluna Madalena Pedrosa do 10ºA que registou 24% dos votos e o terceiro lugar foi atribuído à aluna Diana Pocinho também do 10ºA com 12% dos votos.

Para terminar o concurso, e com o intuito de enquadrar o evento, todos ouviram a canção do Grupo Deolinda “Movimento Perpétuo Associativo”, selecionada pela aluna Madalena Pedrosa, pesquisa solicitada aos alunos da turma do 10ºA pela sua professora de português.  Foi grande a surpresa quando a maioria dos presentes soltaram os seus dotes musicais ao cantá-la porque lhes havia sido distribuído o flyer com a letra.

Assim terminou este concurso num clima festivo e muitas mensagens de lutas por travar, incitando, com sucesso, todos os presentes a servir o propósito do projeto “Levanta-te por uma causa!”.

A experiência foi deveras gratificante e, mais uma vez, mostrou que a escola tem um papel preponderante na formação de jovens, futuros cidadãos pró-ativos, com espírito crítico para se caminhar na construção de uma sociedade melhor, respeitadora de todos e de tudo em prol da Humanidade.

Professores e alunos estão de parabéns. Para o ano há mais. Há que  dar continuidade ao projeto para nunca “nada ficar pela metade”, citando Fernando Pessoa.

Professora Hortênsia Ramos

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_Read_StandUp_CONCURSO_DE_ORATRIA_-_Read__Stand_up__Levanta-te_por_uma_causa_page-0001.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_Read_StandUp_IMG_20210615_093736.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_Read_StandUp_IMG_20210615_094816.jpg