Livro solidário na área da saúde em destaque

A apresentação do livro “Nascimento e Parentalidade”, concretizada a 26 de junho, nos jardins da Biblioteca Municipal Eng. Jorge Bento, foi marcada por um discurso emotivo de todos os intervenientes, que aproveitaram a ocasião para homenagear o autor, colega e amigo, enfermeiro Carlos Carraco Mendes.

De acordo com a Professora Teresa Almeida Santos, diretora de Obstetrícia do Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra, “tudo o que importa saber sobre o tema está naquela obra”.

O vasto conteúdo, explanado de forma clara e organizada, é pontuado por elucidativas ilustrações e inclui ainda inúmeras sugestões de atuação em contextos com os quais as famílias se deparam ou irão deparar em algum momento daquela que se reveste como uma das fases mais importantes das suas vidas.

Os testemunhos das grávidas e recém mamãs, que são acompanhadas pelo enfermeiro Carraco e que fizeram questão de estar presentes na cerimónia, confirmam a utilidade dos conhecimentos transmitidos, enaltecendo também o seu profissionalismo, rigor e disponibilidade.

Do executivo autárquico, Nuno Moita da Costa, Presidente do Município de Condeixa, Liliana Marques Pimentel, Vice-Presidente e Carlos Canais, Vereador do Desporto e da Saúde, teceram rasgados elogios não só ao trabalho editorial, mas também ao projeto desenvolvido nos últimos 7 anos pelo enfermeiro - “Preparação Aquática para o Parto Normal e Parentalidade”, nas Piscinas Municipais e, mais recentemente, por força da pandemia, também via zoom.

Também o representante dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, Rui Panão, enalteceu o espírito solidário do autor, que decidiu reverter o valor dos lucros angariados para a instituição que dirige e também para a APSI e APPACDM de Condeixa-a-Nova.

No final da solenidade, foram vários os agradecimentos que o autor endereçou à família, amigos, equipa técnica e colegas de trabalho com quem se foi cruzando ao longo do seu percurso na área pediátrica.

A sessão foi abrilhantada pelo grupo coral da Maternidade Bissaya Barreto, dirigido pela professora Cláudia Brás, e não faltou o tradicional momento para dedicatórias.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_Livro_nascimento_L1.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_02_BMC_Livro_nascimento_L14.jpg