Rede de Bibliotecas de Condeixa promove Programa de Literacia Familiar

 Cor, humor e muito entusiasmo marcaram a última sessão da II edição do Programa “Conto Contigo”, uma iniciativa com chancela da Fundação Aga Khan, na área da literacia familiar.

É um programa de curta duração e de carácter lúdico, concebido para famílias, com o objetivo de fomentar competências parentais de suporte ao desenvolvimento da literacia emergente de crianças em idade pré-escolar (5-6 anos).

No total, entre maio e junho, foram cinco as sessões realizadas pela Rede de Bibliotecas de Condeixa, que permitiram a nove crianças do concelho, prontas a ingressar o 1.º ciclo de ensino básico já no próximo ano letivo, o desenvolvimento de um conjunto de competências de literacia emergente. 

Primeiramente num formato online, e sempre a partir da leitura de histórias e de contacto com o escrito, os pequenos participantes e as suas famílias tiveram oportunidade de explorar o nome e os sons das letras, descobrir as convenções e funções da escrita e desenvolver a consciência fonológica. As sessões compreenderam cinco momentos: acolhimento, leitura, jogos sonoros, atividades de escrita, conversa com as famílias. Foram também disponibilizados recursos digitais que enriqueceram as dinâmicas e que se encontram acessíveis para utilização futura.

O grupo teve ainda oportunidade de se encontrar presencialmente com a escritora Adélia Carvalho e, na última sessão da iniciativa, ouvir contos e participar em dinâmicas familiares no Jardim da Biblioteca Municipal.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_ContoContigo19_CC_3.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_ContoContigo19_CC_5.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_ContoContigo19_CC_4.jpg

 

 

Pesquisa