CIM-RC volta a proporcionar encontro com Pedro Seromenho a alunos de Condeixa

Tal como sucedido em abril do passado ano letivo, os alunos finalistas de 1º ciclo voltaram a marcar encontro virtual com o escritor Pedro Seromenho, a 07 de outubro, numa sessão inteiramente dedicada às histórias e à ilustração.

No centro de todas as atenções, a história de “Inês, a inventora de profissões”. Pedro Seromenho escreveu, Zita Pinto ilustrou, e que a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) distribuiu por todos os alunos do 3º e 4º anos dos 19 concelhos que integram a região.

Para além de narrada a história pela voz do próprio autor, que apresentou a analogia entre o seu percurso profissional e o das personagens, sensibilizando e motivando para a realização pessoal de cada um, houve espaço para ilustração ao vivo, declamação de poemas inéditos, apresentação de novos projetos editoriais e resposta às questões dos pequenos participantes.

Como o próprio título indica, “ Inês, a inventora de profissões”, aborda a temática das profissões e pretende ser um instrumento para ajudar as crianças a explorarem as suas vocações, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e preparando-as para os desafios de uma sociedade em constante mudança, desde a multiculturalidade à defesa do planeta. Página após página, a personagem é assolada pela dúvida do que ser quando crescer. Em busca de respostas, procura ajuda nos amigos e desde bombeiros-de-corações-acelerados, a veterinárias-de-sereias-e-unicórnios ou a detetives-de-meias-perdidas, o importante é não desistir e aprender.

Inês é a jovem mascote do projeto de educação promovido pela CIM – o “Realiza.te” –, que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_MIBE21_MIBE21_3.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_MIBE21_MIBE21_7.jpg