Projeto Ideias com Mérito "Minha escola, meu império - Alea jacta est!"

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_outros_Sem_Ttulo.pngO Projeto "Minha escola, meu império - Alea jacta est!" foi aprovado no âmbito da iniciativa "Ideias com Mérito" da Rede de Bibliotecas Escolares.

A candidatura de Conímbriga a Património Mundial da Unesco tem conduzido a comunidade de Condeixa a uma envolvência em torno do legado romano. Neste século XXI, urge pôr a descoberto o que, do amplo  manto da Antiguidade, enriquece a modernidade e a valoriza, potenciando a riqueza desta herança. Perseguindo os desígnios do “Roteiro para a Educação Artística da UNESCO”, um documento que aponta para a introdução ou promoção da Educação Artística em ambientes educacionais (formais e não formais), julgamos que importa investir no que se poderá extrair como eclético, novo e transformador. Do passado para o presente, dos mitos para a vida, das descobertas científicas de outrora para os avanços tecnológicos da atualidade, das questões modernas para um advir que se vai criando.

 O Agrupamento aposta no seu PAA na temática “Condeixa romana, Condeixa verde”. As bibliotecas escolares julgam poder contribuir como input de soluções pedagogicamente estruturadas, observando o contexto educacional, pelo caminho da inovação e da criatividade, em diálogo com a comunidade e os diferentes parceiros. Somos filhos dessa Roma imperial, aprendemos a pensar à luz desse filão que atravessou milénios. É hora de fazer da nossa escola o nosso império, agir estrategicamente e reinventar lugares…

O Projeto parte da situação atual, em que o Agrupamento se está a organizar para ir ao encontro do património do passado. Contudo, pretendemos ampliar este objetivo, dotando as interações pedagógicas de mais-valias trazidas  quer por via do currículo que a biblioteca escolar oferece, quer pelas parcerias instituídas (Museu Monográfico de Conímbriga, Museu Po.Ro.S, Oficina de Teatro de Condeixa, Associação Portuguesa de Professores de Latim e Grego e Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Estes stakeholders potenciam uma intervenção mais profunda na própria escola, com enfoque no trabalho das áreas de intervenção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), que se reinventa com as propostas e as ações dos alunos, tomando partido na defesa de soluções, inspiradas nos ensinamentos que aprenderam, reinventando-os e perspetivando futuros. 

 

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