Deprecated: Invalid characters passed for attempted conversion, these have been ignored in /home/customer/www/cm-condeixa.pt/public_html/rbcondeixa/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 286

Concurso Nacional de Leitura

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_CNL23_CARTAZ_CNL22-23_AECDX_1.pngA 16.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre outubro de 2022 e o dia 3 de junho de 2023, data da final nacional em local a designar.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o
desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas: Fase
Escolar/Concelhia, Fase Intermunicipal e Fase Nacional.

Com o propósito de dar a esta celebração da leitura e da escrita um caráter
mais significativo, o PNL2027 articula-se com a Rede de
Bibliotecas Escolares (RBE) e conta com a colaboração da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB); o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua (Camões, IP); a Direção-Geral de Administração Escolar/Direção de Serviços de Ensino e das Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DGAE/DSEEPE); e a Rádio Televisão Portuguesa (RTP), responsável pela cobertura televisiva do evento.

A Fase Escolar/Concelhia está para breve e engloba as provas nas escolas, fazendo intervir as Bibliotecas Escolares, com o apoio das Bibliotecas Públicas Municipais. A participação neste primeiro momento do Concurso está aberta aos alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos), 2º ciclo, 3º ciclo e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Condeixa.

Num tributo ao Centenário de Saramago e na sequência do concurso de escrita Fernando Namora, as obras selecionadas são:

1º Ciclo - “Jerónimo e Josefa”, de José Saramago.
2º Ciclo - “Retalhos da vida de um médico”, de Fernando Namora.
Conto: “A mulher que engolia alfinetes”
3º Ciclo - “Retalhos da vida de um médico”, de Fernando Namora.
Contos: “Um começo de vida" e "Apenas uma laranja”
Ensino Secundário - “Retalhos da vida de um médico”, de Fernando Namora.
Contos: “História quase policial” e “História de um parto”

A fase escola desenvolver-se-á durante o mês de janeiro de 2023, em momentos a agendar mediante cronograma especifico. A fase concelhia será no dia 11 de fevereiro, no auditório do Museu Po.Ro.S.

Conheça as obras de leitura e inscreva-se nas bibliotecas escolares ou junto do professor de Português até ao dia 9 de janeiro.