Deprecated: Invalid characters passed for attempted conversion, these have been ignored in /home/customer/www/cm-condeixa.pt/public_html/rbcondeixa/plugins/content/multithumb/multithumb.php on line 286

Turmas do 1º ciclo da EB nº 1 contam histórias de Natal originais na biblioteca escolar

b_500_0_16777215_00_images_artigos_04_AGRUPAMENTO_outros_histrias_natal.pngAs turmas do 1º ciclo da Escola Básica nº 1 de Condeixa-a-Nova contam histórias de Natal originais na biblioteca escolar, no próximo dia 16 de dezembro.

 

No último dia de aulas, a época natalícia invade a biblioteca, na voz dos alunos e dos professores, que vêm partilhar o conto coletivo produzido em aula, através da técnica de escrita criativa do texto-objeto proposta pela professora bibliotecária.

 

PASSO A PASSO

  1. Cada turma encontrou um objeto-surpresa na sua sala. Nesse dia, houve a caça ao objeto estranho.
  2. Após a sua deteção, a professora exibiu-o num local de destaque na sala. Olharam uma vez. Olharam outra vez. Descreveram-no. Colocaram uma lista de palavras no quadro (até 10 palavras). A professora fotografou-o em pormenor, em diferentes posições, com todos os elementos. 
  3. A professora projetou as imagens e os alunos deram um título a cada imagem. A professora distribuiu a turma em grupos e cada grupo escreveu um breve texto, adequado a um esses títulos (máx. 1 página), sempre com o objeto e as palavras do quadro na mira. Cada grupo entrega ao professor o seu texto.
  4. Na aula seguinte, o professor apresentou os textos, já com aperfeiçoamento de linguagem e a coesão/coerência necessária, para projetar para a turma e fazer a leitura.
  5. A turma leu o texto projetado no quadro e fez os últimos acertos, podendo acrescentar outras ideias, que foram introduzidas de imediato. O título do conto foi escolhido no final, entre todos. 
  6. Até ao dia 16 de dezembro puderam ilustrar o seu conto ou ensaiar a melhor forma de o contar aos colegas de outra turma, na biblioteca escolar.

 Os passos foram dados e, como o indutor objeto, eis que se revelam novas histórias, daquelas que não se encontram nos livros, mas moram na imaginação.

 

Pesquisa