Semana da Leitura 2023

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_semanaLeitura23_cartaz_semana_leitura_23_web.jpgO Plano Nacional de Leitura e a Rede de Bibliotecas Escolares convidam as escolas e toda a comunidade a incentivar, partilhar e experimentar leituras durante a semana da 27 a 31 de março

O Agrupamento de Escolas de Condeixa-a-Nova estendeu as atividades no tempo e iniciou esta caminhada com iniciativas no âmbito do Movimento 14-20 a Ler – “Projeto Read & Stand Up – Levanta-te por uma causa!” desde 15 de março. A Escola Secundária Fernando Namora foi convidada a partilhar as suas boas práticas pela equipa do PNL, no dia 28 de março, com a presença das Sr.ªs Comissárias, Dr.ª Regina Duarte e Andreia Brites. O trabalho a apresentar, no domínio da Educação e Comunidade, inclui as várias intervenções prévias, intituladas “Histórias & Retalhos”  nas freguesias do Concelho,  para o público em geral, em parceria com a Youth Condeixa, bem como os exercícios dramáticos de preparação da atividade Café à-espera-de-um-nome, orientados pela atriz Adriana Campos, com a participação de alunos, professores e utilizadores da Biblioteca Eng.º Jorge Bento.

As ações da primeira semana compreendem também o público do 1º ciclo, com encontros com os autores Alice Cardoso e Miguel Borges e os seus livros. Não esquecemos a poesia e o seu dia (21 de março), data de leituras nas salas de aula e da divulgação dos resultados dos concursos “Poesia na Escola” (público escolar) e “Poesia na Biblioteca” (público em geral).

No dia 24 de março, receberemos a visita do professor Doutor Carlos Fiolhais para nos falar dos “Livros que mudaram a Física”, no auditório do Museu Po.Ro.S., e no final deste dia, Miguel Borges, especialista em literacia emergente, fará uma ação aberta a docentes do pré-escolar e do 1º ciclo e às famílias, que serão convidadas a conhecer estratégias de promoção de literacia familiar, na Bibloteca Municipal Eng.º Jorge Bento.

Também o Projeto “Minha escola, meu império – Alea jacta est!”, cujo enfoque é a cultura clássica, em desenvolvimento na EB nº2, integrará as Semanas da Leitura, através das oficinas de expressão dramática “Que império é o meu?”, a realizar no Museu Po.Ro.S., e “Eu também sou ruína”, prevista para o Museu Monográfico Conímbriga. A apresentação da obra “Eneida adaptada para jovens”, da autoria do Professor Doutor Carlos Ascenso André, será outra iniciativa para o aprofundamento do saber na área da Antiguidade Clássica, tendo como destinatários alunos do básico e do secundário.

O auditório da EB nº2 receberá Daniela Lourenço para a apresentação da sua obra “A estrela do céu que queria ser estrela do mar” às turmas do 5º ano. “É uma história sobre o poder dos sonhos, sobre a vontade e a dedicação necessárias para os realizar, sobre a importância da confiança em nós próprios e sobre a força suave e poderosa da amizade.”

Estas são as principais ofertas da Rede de Bibliotecas de Condeixa para três semanas de construção de novas aprendizagens e fruição de múltiplas leituras, que visam enriquecer toda a comunidade educativa e abrir as portas da escola aos agentes e espaços locais.

As professoras bibliotecárias: Ana Rita Amorim/ Carla Fernandes

 

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_semanaLeitura23_programa_dia_28_-_projeto_read__Stand_up.png

 

Pesquisa