Livros para a liberdade - 30 Dias 30 Livros

“Ler sempre. Ler muito. Ler quase tudo. Ler com os olhos, ouvidos, com o tato, pelos poros e demais sentidos.” Ler uma obra individualmente, na sala de aula, no corredor da escola ou em casa. Explorar um livro técnico com o professor ou com outros educadores. Partilhar momentos em família ou com os colegas de turma em torno de um álbum ou de uma coletânea de poemas. Ler. Simplesmente ler.

São inúmeras imagens, paisagens e viagens proporcionadas pelos livros, em especial as vividas pelo projeto “30 dias, 30 livros”, um serviço da Rede de Bibliotecas de Condeixa, que surgiu em 2010 para colmatar a falta de biblioteca escolar nos jardins de infância e escolas básicas de 1º ciclo do concelho.

Todos os anos, a equipa da Rede de Bibliotecas de Condeixa, constituída por técnicas da Biblioteca Municipal e professoras bibliotecárias do Agrupamento de Escolas, mobiliza a comunidade escolar em torno de uma causa comum e dos livros. São novos livros que cada escola inscrita recebe periodicamente e, durante esse tempo, são inúmeras as possibilidades!

Epígrafe para outros desafios, além da itinerância documental, o projeto desenvolve paralelamente diversas ações pedagógicas relacionadas com a temática sugerida, este ano ambicionando refletir e trabalhar com os mais pequenos valores para a liberdade, a propósito do cinquentenário do 25 de abril de 1974.

“A liberdade começa em nós” é, assim, mote para diversas atividades ao longo do ano letivo, com sessões de promoção de leitura, organização de protestos, simulação de um ato eleitoral a marcar a agenda do projeto para 2023/2024.

A sessão de encerramento, no final do ano letivo, está já planeada e irá decorrer em vários espaços municipais, num ambiente de festa e celebração dos valores que comungam para uma vida em liberdade.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_30dias30livros_24_incio_proj7.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_03_RBC_30dias30livros_24_incio_proj11.jpg