Ciclo do Sal - Sábado com estórias

No dia 17 de maio de 2014, um grupo de utilizadores da Biblioteca Municipal de Condeixa partiram rumo à Figueira da Foz, para conhecer o Núcleo Museológico do Sal.

Enquadrada na iniciativa “Sábado com estórias”, que se realiza no 3.º Sábado de cada mês, esta visita pelo Ciclo do Sal permitiu a apreensão das diferentes fases de produção do sal e o contacto com os artefactos utilizados em torno deste ofício.

Em família, lendo curiosidades sobre o sal

Assim, num primeiro momento os participantes visionaram um breve documentário no Centro Interpretativo, ao que se seguiu um passeio pelas salinas e uma visita ao armazém de sal.

No final, pais e filhos foram convidados pela equipa do museu a colher salicórnia, uma planta que cresce em terrenos com elevada concentração de sal, para degustarem em suas casas.

Armazém de sal, utilizando as canastras das salineiras

Mas a atividade não acabou por aqui!

Eis o retrato da visita pelo criativo olhar dos participantes.

b_500_0_16777215_00_images_artigos_sabadosComEstorias_trbsSal.jpg

b_500_0_16777215_00_images_artigos_sabadosComEstorias_trbsSal2.jpg