O projeto Ler+ Jovem na Casa Museu Fernando Namora

O encontro foi na casa-museu Fernando Namora.

Em primeiro lugar realizámos uma breve visita, muito bem guiada pela técnica da biblioteca municipal Ana Luísa, que nos mostrou as pouco conhecidas obras de pintura de Fernando Namora, e nos explicou como ele viveu e qual foi o seu percurso de vida, guiando-nos pelos exíguos espaços da sua casa natal.

Também tivemos a oportunidade de visualizar o seu escritório, tal qual ele o deixou quando vivia em Lisboa, a sua máquina de escrever e os seus cadernos de anotações, as suas condecorações e medalhas pelos livros que escreveu, alguns dos seus objetos pessoais e a sua enorme e rica biblioteca pessoal, com mais de 6000 livros, muitos deles autografados pelos próprios autores, seus amigos pessoais.

Foi uma visita muito importante para nós, pois ficarmos a conhecer um pouco mais do nosso patrono e um dos escritores mais importantes da nossa terra, assim como um espaço turístico da nossa vila.

Por fim, realizamos uma pequena sessão de leitura em voz alta de excertos do livro “Retalhos da Vida de um Médico”. Foi muito interessante conhecer um pouco mais da vida dos ciganos que desde os anos 20 já residiam temporariamente pelas nossas terras.

Na segunda parte da tarde tínhamos encontro marcado com os nossos queridos ouvintes séniores, mas desta feita com o objetivo de partilhar leituras de Lendas.

Recolhemos e preparámos algumas Lendas da região, com a ajuda prestimosa do professor Fernando Abreu, que é professor de história do nosso agrupamento e um afincado estudioso destas matérias.

Assim podemos dar a conhecer as Lendas da nascente de Alcabideque, de Stª Cristina, a Lenda de Conímbriga, a Lenda do Sebal, a história da Capela da Lapa, entre outras.

Foi uma tarde muito bem passada em que demos a conhecer e aprendemos, partilhando!

Melhoramos a nossa leitura em voz alta e os nossos conhecimentos.

Obrigada pelo tempo e ouvidos atentos, pela disponibilidade, conselhos e incentivos.

Até para o ano!

Boas Férias e muitas leituras.

 

b_500_0_16777215_00_images_artigos_outros_LerMaisJovem.jpg

 

Pesquisa