A Abóbada - por Alexandre Herculano

O autor desta obra é Alexandre Herculano, poeta, romancista, historiador e ensaísta português que nasceu no dia 28 de Março de 1810, em Lisboa e morreu no dia 18 de Setembro de 1877, em Santarém.

Foi um dos mais importantes escritores portugueses no século XIX.

A Abóbada do Mosteiro da Batalha é o centro do conto. O arquiteto Afonso Domingues, que lutou para pôr D. João I no trono, está naconstrução do mosteiro e projetou uma abóbada. Mas em 1401 fica cego e el-rei, instruído pelos seus conselheiros, chama um arquiteto irlandês, mestre Ouguet, para concluir o projeto. Este altera o projeto da abóbada de Afonso Domingues e, logo após a conclusão da obra, a abóbada desaba sobre ele.

El-rei chama então Afonso, e restitui-lhe o trabalho. Afonso passaentão três dias em jejum sob a abóbada afirmando que esta, tal como a projetara, não cairá. Morre quando a conclui, e Ouguet, que rira do velho cego, torna-se seu admirador.

O que transparece neste conto é principalmente o nacionalismo de Herculano: o português honrado e que fora guerreiro estava certo, e o estrangeiro arrogante estava errado e arrepende-se humildemente.

Eu gostei muito da obra e recomendo aos meus colegas a sua leitura. Nesta obra relata-se um dos episódios do Mosteiro.

Ana Antunes | 8º ano | Eb nº2 | jan. 2015

abobada.jpg